|
A 26 de fevereiro, o produtor e realizador Rodrigo Areias orientou uma masterclass, de entrada livre, na Universidade Católica do Porto sobre a “Produção de Cinema no Norte de Portugal”. Nesta sessão, o produtor abordou o seu trabalho, centrado na produção cinematográfica e na invenção de um método de desenvolvimento fora de Lisboa, centro da produção audiovisual portuguesa.
A 1 de março, domingo, numa parceria entre o Campus e o Cineclube de Vila do Conde, Rodrigo Areias apresentou ainda, no Teatro Municipal de Vila do Conde, uma seleção de filmes da sua produtora Bando À Parte: “Barba”, de Paulo Abreu; “Carosello”, de Jorge Quintela; “Cinema”, de Rodrigo Areias; e “Fuligem”, de Vasco Sá e David Doutel.
Estes quatro filmes representam a diversidade possível do trabalho da produtora, entre ficção, documentário e animação e também de cinco diferentes realizadores. Um dos filmes é mesmo realizado por Areias e é uma homenagem a um dos mais carismáticos diretores de fotografia do cinema português: Acácio de Almeida. No final da sessão, o realizador participou numa conversa com o público sobre estes filmes e a sua produtora.
Através da sua empresa de produção, Rodrigo Areias é um dos mais destacados rostos do cinema em Portugal. Tem ganho essa notoriedade através de diversas produções na Bando à Parte, estrutura que ganhou peso considerável depois da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Para além dos seus próprios filmes, Areias tem produzido diversos novos talentos, tanto na ficção como no documentário e até na animação, sendo responsável por títulos como Fuligem, de Vasco Sá e David Doutel, Luminita, de André Marques, Carosello, de Jorge Quintela ou 3x3D, filme de curtas que inclui uma das experiências de Jean-Luc Godard em 3D.
Mais informações em:http://campus.curtas.pt/agenda/
|