O realizador galego Lois Patiño apresentou, no passado dia 11 de dezembro, uma masterclass no Instituto Politécnico do Porto no âmbito do projeto Campus.
Durante a masterclass estiveram em análise os filmes e as vídeo-instalações do jovem realizador.Explorando o conceito da paisagem, o trabalho de Lois Patiño estabelece um diálogo entre corpo e espaço, espaço e tempo, movimento e imobilidade, levando o espectador a observar as imagens através de uma nova perspetiva e a refletir sobre a sua situação enquanto ser humano num determinado espaço de tempo.
O próximo filme do realizador será rodado em Portugal, no âmbito do Campus, com uma equipa composta por estudantes de cinema.
Lois Patiño nasceu em Vigo, Espanha, em 1983. Conciliou os estudos em Psicologia na Universidade Complutense de Madrid com os estudos de cinema na TAI School. Continou a sua formação em cinema na NYFA, em Nova Iorque, seguindo-se um Mestrado em Documentário na Pompeu Fabra University, em Barcelona. Frequentou vários cursos de realização e ateliers com realizadores como Joan Jonas, Donald Kuspit, Pedro Costa, Víctor Erice, José Luis Guerín e Daniel Canogar.
Os seus filmes e instalações vídeo têm sido apresentados em centros de arte em Buenos Aires, Madrid e Barcelona e festivais de cinema como Locarno, Roterdão, Nova Iorque, BAFICI, Oberhausen, Roma, Viennale, Punto de Vista e ainda em encontros internacionais no Centre Georges Pompidou (Paris), Reina Sofía Museum (Madrid) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). Com o seu trabalho "Montaña en Sombra" Patiño foi premiado na Oberhausen IFF (Alemanha) e Clermont-Ferrand (França), entre outros.