De 20 a 23 de maio, a artista visual Laetitia Morais, orienta em Vila do Conde, um workshop sobre "Criação Cinematográfica em Tempo Real", com a participação dos Sensible Soccers. Paralelamente a este workshop, a artista e a banda apresentarão ainda um espetáculo de cinema expandido em Vila do Conde, Braga e Lisboa.
Este laboratório destina-se a todos os interessados em técnicas cinematográficas que possibilitem novas acepções sobre o cinema e sobre a métrica musical. Neste caso, teremos um concerto da banda “Sensible Soccers” como matriz. O desafio consiste em produzir um objecto fílmico distensível, ou expandido, capaz de se adequar à não-linearidade de um concerto, por meio da manipulação e do improviso.
O loop, isto é, a composição circular de uma sequência de imagens, dissimulando o início e o fim da sua narrativa, é uma das formas de sincronização do ambiente cinematográfico com o ambiente sonoro, quando este é tocado ao vivo. É sobre essa técnica que iremos trabalhar, capturando imagens, editando-as em “círculo” e apresentando-as em tempo real, num tempo divisado pela música.
Neste âmbito, o gesto do realizador é revelado: ele selecciona, corta e monta, improvisando publicamente a sua narrativa visual, numa relação directa e inevitável com o desiderato. Nesta formação, irão ainda utilizar-se sensores de áudio, que permitem atribuir parâmetros de reacção entre imagem e som e controladores MIDI para a manipulação.
As inscrições, aceites por ordem de chegada, decorrem até 15 de maio online e têm o custo de 50 euros por pessoa.